fbpx

José Raposo recorda Luís Aleluia: “Tinha, de facto, um talento ímpar”

"Um gigante abraço de agradecimento ao Luís… por tudo!"

Ana Ramos
2 min leitura
Instagram

José Raposo recordou, esta terça-feira, nas redes sociais, Luís Aleluia, que faleceu há um ano.

“Luís Aleluia – fez no domingo um ano que nos deixou… e, por acaso, no sábado, eu e os colegas e amigos comuns que fazem a peça ‘Noite de Reis’, que fui ver, peça em que ele entrou na primeira temporada, falámos dele com uma profunda saudade e contínua incredulidade com o que sucedeu há um ano atrás”, começou por referir o ator no Instagram.

“‘Um bom conhecimento das suas qualidades revela-o um ator cómico de bom estilo sem recursos extravagantes ou exagerados…’, Varela Silva, in programa do espetáculo ‘Cá estão Eles’, Lisboa 1987. (…) A observação do grande homem de teatro Varela Silva, que transcrevi entre aspas, sobre as qualidades artísticas do Luís, é perfeita”, citou José Raposo.

“Além do seu bom carácter humano, que ‘exerceu’ na Casa do Artista nos últimos anos, onde estive ao seu lado na direção e pude constatar o seu ‘espírito de missão’ incrível, tinha de facto um talento ímpar”, sublinhou José Raposo.

“Eu peço desculpa por ‘bater na mesma tecla’, mas também acho que, como publiquei em relação ao Carlos Miguel, o Luís, ao longo da sua carreira, foi vítima de um desprezo inexplicável, foi ostracizado pelo meio artístico em geral, pelos políticos da cultura e pelos média, que lhe punham o rótulo pejorativo de ‘cómico revisteiro’! Para além do enorme comediante que foi, realço sempre a verdadeira descentralização teatral que fez, de há 30 anos a esta parte”, afirmou José Raposo.

“E também tem de se falar da sua preocupação em dar trabalho nas suas produções teatrais a colegas desempregados, que tinham talento mas também ‘carregavam esse karma’ de serem rotulados como ‘artistas menores’… por serem cómicos”, continuou José Raposo.

“Quero mandar um beijo enorme à Zita, ao Zé e ao João, e um gigante abraço de agradecimento ao Luís… por tudo”, rematou.