fbpx

Marido de Xana Carvalho revela: “Teve uma depressão e tentou o suicídio”

Xana Carvalho foi diagnosticada com bipolaridade.

A Televisão
4 min leitura
Instagram

Xana Carvalho nasceu em Alcântara há 43 anos. Em declarações à TV 7 Dias, o marido da concorrente do “Dilema“, João Ferreira, falou sobre alguns momentos marcantes enquanto casal.

O militar da Guarda Nacional Republicana conheceu a cantora popular em 1996. “Conhecemo-nos na escola. Tinha acabado a escola nesse ano em que a Xana entrou porque ia para a tropa e até ir, frequentava ali a zona da escola e foi a partir daí que nos conhecemos. Na altura começámos a namorar e estamos juntos até hoje“, conta.

Baleado na cabeça

Mas nem só de coisas boas vive o casal. Xana e o marido viveram momentos dramáticos quando em 2006, João foi baleado na cabeça. “Foi num âmbito de umas buscas domiciliárias, porque eu pertenço à investigação criminal. Ao entrar e ao fazer o arrombamento da porta, encontrava-se um indivíduo com uma caçadeira. Ele efetuou um disparo e apanhou-me a parte toda da face. Tinha a minha filha mais velha, que hoje tem 18 anos, 26 dias de idade“, revelou.

Conforme o disparo eu sou projetado para o solo. Perdi a consciência, estive ali alguns segundos, e quando acordei vi os meus colegas a arrastarem-me para uma zona mais segura. Na altura vi que escorria sangue da cara e que não estava a ver do meu olho esquerdo“, recorda, afirmando que na altura não se apercebeu da gravidade da situação: “Depois comecei a sentir-me cada vez mais fraco, porque estava a perder muito sangue e só me lembro de ter sido transportado para a ambulância em braços e de me começarem a cortar a roupa toda. A partir daí não me lembro de mais nada“.

João Ferreira conta ainda que teve duas paragens cardiorrespiratórias e acabou por ficar sem olho. “Tenho um olho de vidro, uma prótese ocular. A verdade é que enquanto não posicionei bem o meu pensamento sobre a raiva que tinha de me ter acontecido uma situação destas, eu não estava bem. Eu só me perguntava: ‘Porquê a mim?! Eu nunca fiz mal a ninguém’. E causou-me uma revolta brutal“. Xana Carvalho e João Ferreira são o grande apoio um do outro. “A Xana tomou conta de tudo, sobretudo de mim”.

Tentativa de suicido

Anos mais tarde, foi cantora que passou mal: “A Xana teve uma depressão e tentou o suicídio. Estava muito chorosa, muito triste e não me dizia o que estava a acontecer. Depois de insistir, contou-me o que tinha feito“. A artista tentou acabar com a própria vida. “Na altura eu tinha a minha arma pessoal em casa e foi através disso, mas eu não estava em casa. Ela tentou mas não conseguiu, desistiu naquele momento e foi quando me ligou a pedir para eu ir para casa, porque não estava bem Quando tenho a perceção do que estava a acontecer, peguei nela e levei-a ao hospital. Acompanhei-a sempre“. Em 2017, foi diagnosticada com bipolaridade. “Vários médicos dizem que pode ser, mas também pode não ser, mas ela toma medicação e está tudo bem“.

Leia também: Fãs de Catarina Miranda apelam à expulsão de Xana Carvalho

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.