fbpx

Henrique Canto e Castro morreu há 17 anos: “Não há dia em que não me lembre de ti”

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Henrique Canto e Castro morreu no dia 1 de fevereiro de 2005, aos 74 anos.

No dia em que se assinalou o 17.º aniversário da morte de Henrique Canto e Castro, a atriz Luísa Ortigoso recordou o colega de profissão através de uma fotografia antiga que partilhou no Instagram.

17 anos da partida de Henrique Canto e Castro. Nesta foto, estávamos em setembro de 1980. Conhecíamo-nos há cinco meses, mas já tínhamos criado esta cumplicidade que durou até ao fim da tua vida. Que ainda dura“, disse a artista.

Partiste no dia 1 de fevereiro. Há 17 anos. Não há dia em que não me lembre de ti, querido Henrique. Não há dia em que não me pergunte o que farias ou como farias nesta ou naquela situação… Falta-me o amigo, o mestre, o colega, o ator. Por esta ordem, sim. Perdoem-me o egoísmo“, acrescentou ainda Luísa Ortigoso.

Henrique Canto e Castro nasceu no dia 24 de abril de 1930 e aos 12 anos já trabalhava na Emissora Nacional. Pouco depois, aos 17, completou o curso de teatro no Conservatório Nacional, sendo-lhe atribuída a classificação final de 18 valores.

A estreia em teatro ocorreu com os Comediantes de Lisboa, em 1946, na peça ‘A Lição do Tempo’, do mítico Francisco Ribeiro (Ribeirinho).

Ao longo da carreira, Henrique Canto e Castro contracenou com nomes como António Silva, Carmen Dolores, João Villaret, Laura Alves ou o próprio Ribeirinho.

Leia também: José Raposo revela detalhes sobre o pai em dia de nostalgia: “Faria 86 anos”