fbpx

Maria do Céu Guerra vence Prémio Vasco Graça Moura

A. Oliveira
2 min leitura

Maria do Céu Guerra, uma das fundadoras da companhia de teatro A Barraca, foi distinguida com o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural. A entidade promotora da iniciativa, Estoril-Sol, anunciou esta semana a atribuição do prémio.

O Prémio pretende “distinguir um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que ao longo da carreira – ou através de uma intervenção inovadora e de excecional importância -, haja contribuído para dignificar e projetar no espaço público o setor a que pertença”, pode ler-se no regulamento.

A conhecida atriz e encenadora é a primeira mulher a receber este galardão, cujo valor pecuniário ronda os 20 mil euros, e foi escolhida “por se ter destacado, ao longo da vida, numa prática de cidadania cultural, enquanto atriz, que levou à cena e por diferentes modos divulgou os grandes textos da literatura portuguesa e, nessa intervenção, que manteve em A Barraca como núcleo de irradiação cultural, formativo e vocacionado para a descoberta e criação de novos públicos”.

Maria do Céu Guerra é uma reputada atriz cujos últimos trabalhos feitos em televisão são A Família Ventura (RTP), A Impostora (TVI) e Jardins Proibidos (TVI). A atriz foi também a protagonista do filme Os Gatos não têm vertigens.